A Senvion anuncia um acordo-quadro até 216 MW em Portugal

  • A colaboração com a EDP Renováveis destaca a estratégia de crescimento contínuo

Hamburgo/Porto: A Senvion, uma empresa global líder na produção de aerogeradores, anunciou a assinatura de um acordo-quadro com a EDP Renováveis em Portugal, que totaliza até 216 megawatts (MW). O acordo irá incluir turbinas eólicas Senvion das séries MM e 3.XM e o contrato estará em vigor até ao final de 2019. Este acordo-quadro inclui também o fornecimento total de serviços de manutenção durante cinco anos, com possibilidade de extensão até 20 anos.

O contrato abrange turbinas Senvion MM92 e MM100, com uma potência nominal de 2,05 MW e 2,0 MW, respetivamente, bem como as recentemente atualizadas Senvion 3.6M114 e 3.4M122, com uma potência nominal de 3,6 MW e 3,4 MW, respetivamente. Estas turbinas demonstram o modo como o portefólio da Senvion dá resposta à variedade das condições do vento em Portugal. Este acordo assinala uma contribuição significativa para o acionamento para alcançar as metas europeias do país para 2020, relativas a energia renovável.

As instalações de produção da Senvion, localizadas na região centro de Portugal, irão fornecer os componentes, destacando o compromisso da Senvion para com o conteúdo local. Ao fornecer componentes para exportação, bem como para o mercado nacional, a Senvion continua a desenvolver as suas principais instalações industriais e a apoiar a cadeia de valor em Portugal. Desde 2004, a Senvion já investiu mais de 100 milhões de euros em fábricas de produção em Portugal. Atualmente, a Senvion emprega mais de 1.200 pessoas, demonstrando de que modo o setor do vento suporta as oportunidades de emprego no país.

Jürgen Geissinger, CEO da Senvion, afirmou: "Estamos satisfeitos por assinar este contrato com a EDP Renováveis, um importante promotor a nível mundial no negócio do vento. A Senvion está particularmente orgulhosa de ser selecionada como o seu fornecedor para um investimento importante e no seu país de origem, Portugal. Desde há muitos anos, Portugal é um local de investimentos estratégicos para a Senvion e a nossa visão a longo prazo é recompensada com este contrato."

Olivier Perot, Diretor-Geral da Senvion South West Europe Hub, acrescentou: "A EDP-R é um cliente muito experiente. A assinatura deste contrato, assim como o recente contrato assinado em França para o projeto Flocques, localizado na Normandia, enfatiza a fiabilidade e a competitividade das nossas turbinas, bem como a qualidade dos nosso serviço."

José Costa, Diretor-Geral da Senvion Portugal, realçou: "Com mais de 1.200 colaboradores nas unidades de excelência para produção de pás do rotor e de montagem de nacelles a exportar para praticamente todos os locais em que a Senvion está presente, Portugal tornou-se uma verdadeira história de sucesso para a Senvion. Este contrato é ainda uma nova meta neste mercado fundamental."

A Senvion anuncia um acordo-quadro até 216 MW em Portugal (PDF)

Share on social media