Pá eólica de Senvion em Lisboa para o Dia do Vento

Pá eólica de Senvion em Lisboa para o Dia do Vento, de 15 a 18 de junho

Pá produzida pela fábrica do grupo Senvion, Ria Blades, em Portugal

O Dia do Vento (Global Wind Day) é um evento mundial que ocorre anualmente a 15 de junho. É um dia para o público em geral descobrir a energia eólica e como esta permite fornecer eletricidade limpa. Este ano, a Senvion e sua unidade fabril de produção de pás Ria Blades são patrocinadores do evento "Uma Pá Eólica em Lisboa" organizado pela APREN, a Associação Portuguesa de Energias Renováveis. O evento ocorrerá de 15 a 18 de junho no Parque das Nações.

Um gigante de 40 metros transportado de Vagos para Lisboa

A pá "RE40" de 40 metros, exibida em Lisboa no Parque das Nações, é produzida na fábrica portuguesa Senvion, a Ria Blades, localizada em Vagos, Aveiro. É destinada ao aerogerador Senvion modelo MM82. A pá é o componente de peça única mais longa numa turbina eólica, mas a pá de 40 metros é a pá mais pequena produzida pela Senvion em Portugal, pois a gama de pás está compreendida entre os 40 e 70 metros - aproximadamente o mesmo comprimento do Airbus A380.

A pá foi transportada de Vagos para Lisboa a 15 de junho e foi um grande desafio. Paulo Moreira, diretor de projetos da Senvion em Portugal, afirma: "Senvion tem experiência a transportar pás e outros componentes de turbinas eólicas em terrenos complexos, como áreas montanhosas, mas não no centro de uma cidade como Lisboa. Os projetos eólicos geralmente estão localizados em áreas menos povoadas, portanto, transportar uma pá de 40 metros para o Dia do Vento em Lisboa foi um desafio novo e emocionante para mim. O tráfego da cidade e as condições de acesso são muito mais complexas. Uma boa coordenação entre Senvion e todas as partes envolvidas, incluindo a empresa de transportes LASO, autoridades locais e polícia, era essencial para garantir o sucesso desse projeto ".

Um "Dia do Vento" de sucesso

O "Dia do Vento" no Parque das Nações, em Lisboa, atraiu muitas pessoas. O público estava curioso sobre a pá Senvion de 40 metros e com muitas questões sobre o impacto das energias renováveis no país e o custo da energia eólica. Os funcionários da Senvion Portugal ficaram felizes em partilhar seus conhecimentos explicando a tecnologia das pás, mas também das turbinas eólicas em geral e responderam a questões sobre empregos no setor de energia eólica. João Amaral, Diretor de Vendas da Senvion em Portugal, refere entusiasmado: "O Global Wind Day é uma oportunidade perfeita para promover a energia eólica para o grande público. Graças às melhorias tecnológicas contínuas, as turbinas eólicas Senvion podem fornecer energia limpa e competitiva, sendo um grande orgulho para mim trabalhar neste setor.

Senvion, uma presença a longo prazo em Portugal empregando mais de 1.300 pessoas

Senvion está presente em Portugal desde 2004. Com mais de 450 MW de aerogeradores instalados no país, a Senvion oferece soluções sob medida para projetos em Portugal, com linhas de produção locais de pás, nacelles e hubs localmente. A equipa Senvion é capaz de fornecer as melhores soluções de engenharia, nomeadamente no posicionamento, construção, transporte, instalação e serviços de operação e manutenção. Desde 2014, a Senvion é líder absoluto de mercado em novas instalações em Portugal. *

Em Portugal, a Senvion é representada pela Senvion Portugal (Vendas e Administração), bem como pelas subsidiárias Ria Blades - produção de pás - e montagem Ventipower - nacelles e hubs. A Ria Blades é a única fábrica do mundo capaz de produzir seis modelos de pás.

Portugal é um mercado estratégico para Senvion que emprega mais de 1.300 funcionários e investiu mais de 100 milhões de euros no país. Paulo Silva, Senvion Senior Vice President for global blades, comenta: "Com mais de 1.300 funcionários altamente qualificados em fábricas de fabricação de pás e na assemblagem de nacelles aqui localizadas, a Senvion contribui para os objetivos de energias renováveis de Portugal e também para a criação de emprego. Além disso, a Senvion estabeleceu uma cooperação a longo prazo com as universidades de Aveiro, Minho e Porto, bem como com laboratórios de I & D e fornecedores locais. Portugal tornou-se uma verdadeira história de sucesso para Senvion ".

Share on social media